sexta-feira, 4 de março de 2011

Três Baleias -Azuis avistadas no Sul da Ilha do Pico.



Foram avistadas ontem, a sul da ilha do Pico três baleias-azuis, por uma equipa de investigação do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.

A Baleia Azul (Balaenoptera musculus) é o maior animal vivo, possuindo em média 110 toneladas de peso e mais de 20 m de comprimento. Este animal ocorre nos mares de todo o mundo, especialmente em mar alto. é uma Baleia de barbas, alimentam-se exclusivamente de Invertebrados marinhos, especialmente crustáceos como Krill.
As baleias-azuis aproximam-se agora da costa na sequência dos fenômenos de arrojamentos de Krill que se verificam desde inícios de Fevereiro.
No total, estima-se que existam apenas entre 6 mil os 14000 indivíduos, após ter sido intensamente perseguida e caçada, pelo que é considerada uma espécie em perigo de Extinção.
As baleias-azuis deverão permanecer no arquipélago até finais de Abril, sendo progressivamente substituídas pelas baleias-comuns (Baleonoptera physalus) e posteriormente pelos Cachalotes (Physeter macrocephalus)
Informação baseada em Açoriano Oriental Online e Farinha & Correia (2003) "Cetáceos dos Açores - Baleias, Golfinhos e Toninhas".

Sem comentários:

Enviar um comentário