domingo, 13 de março de 2011

Cagarro - Ave do Ano 2011



O Cagarro (Calonectris diomedea borealis) é provavelmente uma das aves marinhas mais conhecidas nos Açores e claro, em Santa Maria. Caracterizada pelo seu canto inconfundível, o cagarro possui uma cor castanha acinzentada no dorso e branco por baixo, possuindo um bico amarelado.
A subespécie borealis nidifica essencialmente no Atlântico, em que os Açores albergam cerca de 188ooo casais reprodutores, ou seja 75% da população mundial desta subespécie.Os Cagarros chegam às nossas ilhas nos finais do mês de Fevereiro - já cá estão :) - e regressam à mesma colónia todos os anos e os ninhos são colocados em cavidades naturais, fendas na rocha e tocas de coelhos. Durante o acasalamento, que dura até meados de Maio, a fêmea armazena energia para a postura do seu ÚNICO ovo, que eclode (nasce) na segunda metade de Julho. Os seus progenitores alternam os turnos para a incubação do ovo; enquanto um toma conta do ovo, o outro está a alimentar-se para quando estiver no ninho.


A cria é alimentada à noite, pelos pais, até Setembro e fica sozinha no ninho até Outubro, início de Novembro, data que migram para o Hemisfério Sul.
Os juvenis são um pouco trapalhões no primeiro voo, pelo que muitas das vezes chocam com carros, ou fontes luminosas artificiais, confundindo estes com estrelas,uma vez se guiam por estas para o seu destino final.
Sendo as nossas ilhas tão importantes para estas aves, e uma vez que a sua população se encontra a diminuir, é nossa responsabilidade auxiliar estas aves na sua conservação. O seu estatuto é cada vez mais preocupante, prevendo-se que poderá entrar em estatuto de perigo, a médio prazo, se subsistir a tendência de diminuição actual.

Os cagarros quando se encontram no mar, alimentam-se (de chicarros, lula, crustáceos e zooplâncton) em grupo com outros predadores marinhos, sendo frequente vê-los caçar juntamente com golfinhos. Ao final do dia, a colónia reúne-se ao largo da costa (ao qual chamamos "jangadas" ao grupo de cagarros reunidos no mar)e regressam em conjunto para terra, sendo nessa altura do dia - final, início de noite - que os ouvimos.

Daí que, erradamente se pense que os cagarros não saem de dia, porque só os ouvimos à noite, no entanto só os ouvimos à noite porque não nos encontramos de dia no mar alto, onde eles estão! :).
Uma das maiores ameaças para os cagarros, são a poluição marinha - plásticos, hidrocarbonetos..., seguindo-se de predadores no local da nidificação (ratos, gatos).

De 1 de Outubro a 15 de Novembro decorrerá a Campanha anual "S.O.S Cagarro" a qual tem por base o salvamento de juvenis na altura da saída dos ninhos para o Hemisférios Sul.
Este ano participa nas Brigadas Nocturnas e Salva um Cagarro -Ave 2011! :)

Imagens: Siaram - Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores (siaram.azores.gov.pt).

Sem comentários:

Enviar um comentário