segunda-feira, 3 de maio de 2010

Portal da Biodiversidade dos Açores

Ao longo da minha vida de estudante universitária, foram muitas as vezes que desejei por bibliografia e/ou recursos de internet como este que vos sugiro hoje.
Um portal da Biodiversidade dos Açores, do grupo de Biodiversidade dos Açores - da Universidade dos Açores, com coordenação do Doutor Paulo Borges. Ele próprio, um jovem Naturalista, agora Entomólogo, influenciado pela paixão de Dalberto Pombo pelos insectos.



"O portal da Biodiversidade dos Açores é um recurso único para a investigação fundamental sistemática, biodiversidade, educação e gestão da conservação dos Açores. Fornece igualmente uma plataforma para a investigação em biogeografia e macroecologia dos Açores."

O portal permite-nos pesquisar, dentro de uma base de dados constituída por 4467 espécies em várias categorias ecológicas:

- Líquenes & Fungos;

- Briófitos (musgos, hepáticas e antocerotas);

- Plantas Vasculares ( fetos, gimnospérmicas, angiospérmicas);

- Invertebrados marinhos;

-Moluscos Terrestres (lesmas e caracóis);

- Artrópodes (centopeias, aranhas e insectos) e

- Vertebrados (aves, mamíferos e outros).

Após a selecção da categoria na qual se quer pesquisar, o processo é facilitado, pois não são necessários muitos conhecimentos científicos; basta conhecer o nome comum para se obter uma série de informações.

Vamos à prática! Dalberto Pombo foi homenageado ao longo da sua vida com 5 espécies pomboi. Para obter mais informações sobre estas espécies, basta aceder à categoria "Artrópodes" e escrever "pomboi".







Feita esta pesquisa, são listadas 5 espécies pomboi's. Após seleccionar a espécie pretendida, é apresentada a informação científica completa da espécie, fotografia (caso exista), informação sobre endemismos e um mapa de presença/ausência nas 9 ilhas dos Açores.




Ao Seleccionar a ilha de Santa Maria, a Base de dados indica-nos o local da ilha onde habita e se pode observar a espécie em questão.

A utilização deste portal é infindável; para fins científicos, de conservação ou de apenas curiosidade.
E todos nós podemos contribuir para a sua construção!
Se tiver fotografias, informações sobre novos locais de presença de uma determinada espécie, por favor colabore.
Envie a informação para os colaboradores do portal ou pode enviar para nós, que transmitiremos!
Vá a www.azoresbioportal.angra.uac.pt e explore a nossa biodiversidade!







Sem comentários:

Enviar um comentário