sábado, 1 de maio de 2010

2010 Ano Internacional da Biodiversidade

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o ano 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo.


A biodiversidade engloba a variedade de genes, espécies e ecossistemas que constituem a vida no planeta. Assistimos actualmente a uma perda constante da biodiversidade com profundas consequências para o mundo natural e o bem-estar humano.


As principais causas são as alterações nos habitats naturais, resultantes dos sistemas intensivos de produção agrícola, da exploração de pedreiras, da sobrexploração das florestas, oceanos, rios, lagos e solos; da poluição e, cada vez mais, das alterações climáticas globais.

A protecção da biodiversidade requer um esforço por parte e todos. Através de actividades em todo o mundo, a comunidade global deverá trabalhar em conjunto para garantir um futuro sustentável para todos.


Todas as acções e contributos são importantes para a conservação da natureza e da sua biodiversidade.
Vamos preservar o que temos hoje, para que as gerações vindouras possam vislumbrar "pequenos" pormenores da natureza que, provavelmente ainda nos deixam boquiabertos.

Fotografia de Nuno Sá, tirada ao largo de Santa Maria.

Fonte de Informação: Agência Europeia do Ambiente e Relatório de Directrizes Gerais sobre o Ano Internacional da Biodiversidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário