sexta-feira, 4 de março de 2011

SPEA promove VI Censo de Milhafres a 26 e 27 de Março

SPEA promove VI Censo de Milhafres a 26 e 27 de Março 
Regional | 2011-03-04 18:44
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) promove a 26 e 27  de Março o VI Censo de Milhafres nos Açores, numa iniciativa que  pretende recolher informações sobre uma das aves mais emblemáticas do  arquipélago.
A iniciativa, segundo a SPEA, assume uma importância acrescida por as populações desta espécie não terem sido objecto de estudos mais aprofundados, pelo que os dados recolhidos neste censo podem ser relevantes para a conhecer melhor.

A sugestão da SPEA é que os interessados em participar nesta iniciativa aproveitem o fim-de-semana de 26 e 27 de Março para dar um passeio com amigos ou familiares e participem na contagem dos milhafres.

Os dados que é preciso recolher são simples e não exigem conhecimentos especiais, mas apenas saber identificar um milhafre, uma espécie que pode ser observada em todo o lado e se alimenta principalmente de roedores.

Os milhafres, com uma envergadura entre 110 e 130 centímetros, podem ser vistos sozinhos ou em grupo, a voar, a pairar, pousados no solo ou em cima de muros ou postes.

No censo realizado no ano passado estiveram envolvidos 45 voluntários, que avistaram 331 milhafres nas ilhas de S. Miguel, Santa Maria, Terceira, Graciosa, S. Jorge e Pico.

A SPEA espera aumentar este ano o número de voluntários e alargar o censo à ilha do Faial.

Desta forma ficaram cobertas todas as ilhas dos Açores onde há milhafres, já que estas aves não existem nas Flores e no Corvo.
Lusa/AO online
Retirado: http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/214129

Sem comentários:

Enviar um comentário