quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dia Nacional do Mar

Hoje, dia 16 de Novembro celebra-se o Dia Nacional do Mar.

E que melhor do que hoje para vos apresentar um portal de Conservação Ambiental - Sea Turtle Conservancy - é a organização mais antiga na área de conservação e investigação de tartarugas marinhas.

E porquê o tema das tartarugas marinhas?
Porque esta organização teve como grande impulsionador o Dr. Archie Carr, investigador da Universidade da Florida, com quem Dalberto Pombo (Fundador do Centro de Jovens Naturalistas) colaborou, sendo possível posteriormente, e com a sua colaboração, a elaboração da rota das tartarugas Caretta caretta.

Este portal, riquíssimo de informação sobre tartarugas, oferece a possibilidade de seguirmos, online, e através de marcações por satélite de tartarugas, que devido a diversas patologias, foram resgatas e após recuperação libertas novamente.

E, neste ano de crise, porque não oferecer "conservação"?? ;)

Adopte uma Tartaruga Marinha, e tenha a possibilidade de a seguir ! :) ofereça algo diferente este Natal, e contribua para a conservação das Tartarugas Marinhas.



terça-feira, 4 de outubro de 2011

Campanha S.O.S Cagarro 2011 - 20 anos a Salvar CAgarros


Campanha S.O.S Cagarro 2011
20 Anos a Salvar Cagarros!

"Em 2011 celebram-se 20 anos a Salvar Cagarros nos Açores" Foi a 3 de Outubro de 1991 que, em reunião ordinária da Câmara Municipal do Concelho do Corvo, ficou "aprovado por unanimidade apagar a iluminação pública dos caminhos (...) de 13 de Outubro a 10 de Novembro para proteger as pardelas de bico amarelo (...)". Surgiu então a Camaonha SOS Cagarro, criada no âmbito do projecto LIFE Conservação das Comunidades de Aves Marinhas dos Açores(1995-1998), Cujo coordenador foi o Doutor Luís Monteiro (DRAM, 2011)" ( http://siaram.azores.gov.pt/naturalistas/luis-rocha-monteiro/_intro.html).
E assim se iniciou a Campanha, agora da competência da Direcção Regional dos Assuntos do Mar, que todos os anos auxilia cagarros juvenis a inciar a sua migração para o hemisfério Sul.
A presente campanha, que decorre de 1 de Outubro a 15 de Novembro, conta com a colaboração de parceiros, como é o caso do Centro de Jovens Naturalistas, para brigadas nocturnas e resgates de cagarros juvenis, em um acto de cidadania e de conservação ambiental.
Quem já teve a oportunidade de participar nestas acções de conservação da natureza, sabe do sentimos que é partilhado em poder auxiliar esta ave marinha, que se encontra sozinha deste há um mês, qause dois, sem alimentação e sem que lhe tenha sido transmitido o conhecimento de voar, durante o seu primeiro voo.
Para quem ainda não conhece esta espécie e o seu som inconfundível, segue um vídeo, onde é possível distinguir o cagarro macho do cagarro fêmea ! No caso desta espécie o cagarro fêmea possui uma vocalização mais grave e o macho uma vocalização mais aguda.
(este recursos e outros, como toque para o telemóvel, disponível em http://siaram.azores.gov.pt).
O salvamento dos Cagarros é um sentimento único e intransmissível que convidamos a todos a experienciar, com a sua participação em brigadas nocturnas, que anunciaremos aqui no nosso Blog.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

domingo, 26 de junho de 2011

Canil Municipal do concelho Vila do Porto

Este é um tema de grande interesse para o concelho de Vila do Porto. Como se pode verificar pelas imagens a obra está na fase dos acabamentos. Será sem dúvida uma mais-valia para a ilha de Santa Maria. No novo canil os animais terão condições de salubridade dignas.

Não será com certeza fácil a gestão de tal infra-estrutura porque infelizmente os animais vadios ou errantes são alguns.

Espera-se também alguma sensibilização das pessoas para adoptarem alguns animais que irão chegar ao canil.

A Associação Centro de Jovens Naturalistas dentro das suas possibilidades estará disponível para autonomamente ou conjuntamente com a Câmara Municipal de Vila do porto participar em acções de sensibilização junto da população mariense.

Canil Municipal Vila do Porto 2011-06-26 m_agua0001

 

Canil Municipal Vila do Porto 2011-06-26 m_agua0004

sábado, 14 de maio de 2011

Dia Mundial da Aves Migratórias





Hoje, dia 14 de Maio celebra-se o Dia Mundial das Aves Migratórias, em que este ano com a temática de “Mudança no uso da Terra vista da perspectiva de uma ave migratória”.

“Voando milhares de quilómetros todos os anos, as aves migratórias têm uma perspectiva única do planeta”, cruzam os céus e conhecem diversos habitats, interagindo com diferentes populações, quer de outras espécies de aves, quer com populações humanas.

As ave migratórias dependem do solo para a alimentação, descanso e reprodução. A acções antropogénicas, com implicações negativas no solo, como por exemplo o uso intensivo de adubos e a desertificação, têm impacto directo nestas aves. “Enquanto que a sobrevivência humana depende de transformações em áreas naturais, o uso sustentável do terreno é vital de forma a evitar um acrescido impacto nos nossos recursos naturais – solo, água, nutrientes, plantas e animais (incluindo aves migratórias)” World migratory Bird Day.

Vídeo em inglês

.


O Incentivo nas boas práticas agricolas, e na gestão de urbanização, são acções que directamente afectam positivamente as populações de aves migratórias, contribuindo parap o seu sucesso reprodutor e consequenteme nte ao sucesso da espécie.

Em Santa Maria, ponto de passagem e paragem de Aves migratórias, no ano passado (2010), foi registado um acontecimento ornitológico de extrema importância – a nidificação do Borelho-de-coleira-dupla (Charadrius vociferus), espécie americana, sendo esta nidificação a primeira registada na Europa. Este acontecimento colocou o nome de Santa Maria em revistas de renome – Birdwatch . Este registo deve-se a Mr. Alan Vittery, ornitólogo britânico que se fixou em Santa Maria, e que desde cedo constatou características únicas na ilha, e a presença de espécies migratórias nunca dantes registadas para Santa Maria.

A observação de aves é uma das melhores formas de conhecer diversas espécies de aves, nomeadamente as migratórias, e para tal nada melhor do que passeiosna natureza – por exemplo passear em Trilhos da ilha.

Para mais informações sobre trilhos de Santa Maria: http://www.trails-azores.com/index.php?ilha=santamaria



Para a observação, deve munir-se de binóculos, caderno de campo, máquina fotográfica e um guia de campo, como por exemplo o “Observação de Aves nos Açores” de Pedro R. Gerbrand, Edição da Livraria Solmar, à venda na Livraria Solmar.



Com a chegada do Verão, nada melhor que sair para a natureza e conhecer a nossa ilha e os seuss “habitantes”.





















domingo, 17 de abril de 2011

Canil do Município de Vila do Porto

Um trabalho de vídeo realizado pelo colaborador local da RTP Açores sobre o tema em referência.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Reunião com Município de Vila do Porto - Apresentação Plano de Actividades 2011



No passado dia 4 de Abril, o Centro de Jovens Naturalistas reuniu-se com o Sr. Presidente do Município de Vila do Porto, com a finalidade de apresentar o Plano de Actividades para o ano de 2011.


Como já foi publicado anteriormente, o CJN tem como principais actividades para 2011: sensibilização para a conservação de áreas Balneares, sensibilização para o uso correcto da água e Cooperar com o Município de Vila do Porto, aquando do funcionamento do Canil Municipal, no sentido de campanhas de sensibilização para angariação de bens essenciais (alimentação, higiene, entre outros) e campanhas de adopção.


As actividades foi recebidas com agrado, pelo Sr. Presidente da Câmara, que se mostrou disponível para colaboração nas actividades do CJN.


A notícia da reunião encontra-se disponível no site do Município de Vila do Porto :



Contamos com a vossa participação nas futuras campanhas do CJN.





sábado, 26 de março de 2011

Hora do Planeta 2011.



A Hora do Planeta é uma iniciativa da rede WWF que incentiva cidadãos, empresas e governos a apagarem as luzes por uma hora mostrando assim o seu apoio à luta contra as alterações climáticas. Será com certeza um acto puramente simbólico. O que se pretende com este acto é essencialmente chamar a atenção do mundo para a problemática do aquecimento global. A realização deste pequeno gesto faz com que os mais jovens questionem o porque não existe luz em casa ou na rua.

terça-feira, 22 de março de 2011

Centro de Jovens Naturalistas irá colaborar com a SPEA.

A associação Centro de Jovens Naturalistas irá colaborar com a SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) no VI Censo de Milhafres, já no fim-de-semana de 26 e 27 de Março. 
Assim, os sócios do CJN irão percorrer algumas estradas da ilha nos dias 26 e 27 de Março do corrente ano com o intuito de realizar o Censos.
A SPEA agradece a colaboração de todos os participantes das edições anteriores e espera tê-los de novo na estrada no fim-de-semana de 26 e 27 de Março!


segunda-feira, 14 de março de 2011

domingo, 13 de março de 2011

Cagarro - Ave do Ano 2011



O Cagarro (Calonectris diomedea borealis) é provavelmente uma das aves marinhas mais conhecidas nos Açores e claro, em Santa Maria. Caracterizada pelo seu canto inconfundível, o cagarro possui uma cor castanha acinzentada no dorso e branco por baixo, possuindo um bico amarelado.
A subespécie borealis nidifica essencialmente no Atlântico, em que os Açores albergam cerca de 188ooo casais reprodutores, ou seja 75% da população mundial desta subespécie.Os Cagarros chegam às nossas ilhas nos finais do mês de Fevereiro - já cá estão :) - e regressam à mesma colónia todos os anos e os ninhos são colocados em cavidades naturais, fendas na rocha e tocas de coelhos. Durante o acasalamento, que dura até meados de Maio, a fêmea armazena energia para a postura do seu ÚNICO ovo, que eclode (nasce) na segunda metade de Julho. Os seus progenitores alternam os turnos para a incubação do ovo; enquanto um toma conta do ovo, o outro está a alimentar-se para quando estiver no ninho.


A cria é alimentada à noite, pelos pais, até Setembro e fica sozinha no ninho até Outubro, início de Novembro, data que migram para o Hemisfério Sul.
Os juvenis são um pouco trapalhões no primeiro voo, pelo que muitas das vezes chocam com carros, ou fontes luminosas artificiais, confundindo estes com estrelas,uma vez se guiam por estas para o seu destino final.
Sendo as nossas ilhas tão importantes para estas aves, e uma vez que a sua população se encontra a diminuir, é nossa responsabilidade auxiliar estas aves na sua conservação. O seu estatuto é cada vez mais preocupante, prevendo-se que poderá entrar em estatuto de perigo, a médio prazo, se subsistir a tendência de diminuição actual.

Os cagarros quando se encontram no mar, alimentam-se (de chicarros, lula, crustáceos e zooplâncton) em grupo com outros predadores marinhos, sendo frequente vê-los caçar juntamente com golfinhos. Ao final do dia, a colónia reúne-se ao largo da costa (ao qual chamamos "jangadas" ao grupo de cagarros reunidos no mar)e regressam em conjunto para terra, sendo nessa altura do dia - final, início de noite - que os ouvimos.

Daí que, erradamente se pense que os cagarros não saem de dia, porque só os ouvimos à noite, no entanto só os ouvimos à noite porque não nos encontramos de dia no mar alto, onde eles estão! :).
Uma das maiores ameaças para os cagarros, são a poluição marinha - plásticos, hidrocarbonetos..., seguindo-se de predadores no local da nidificação (ratos, gatos).

De 1 de Outubro a 15 de Novembro decorrerá a Campanha anual "S.O.S Cagarro" a qual tem por base o salvamento de juvenis na altura da saída dos ninhos para o Hemisférios Sul.
Este ano participa nas Brigadas Nocturnas e Salva um Cagarro -Ave 2011! :)

Imagens: Siaram - Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores (siaram.azores.gov.pt).

sexta-feira, 4 de março de 2011

SPEA promove VI Censo de Milhafres a 26 e 27 de Março

SPEA promove VI Censo de Milhafres a 26 e 27 de Março 
Regional | 2011-03-04 18:44
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) promove a 26 e 27  de Março o VI Censo de Milhafres nos Açores, numa iniciativa que  pretende recolher informações sobre uma das aves mais emblemáticas do  arquipélago.
A iniciativa, segundo a SPEA, assume uma importância acrescida por as populações desta espécie não terem sido objecto de estudos mais aprofundados, pelo que os dados recolhidos neste censo podem ser relevantes para a conhecer melhor.

A sugestão da SPEA é que os interessados em participar nesta iniciativa aproveitem o fim-de-semana de 26 e 27 de Março para dar um passeio com amigos ou familiares e participem na contagem dos milhafres.

Os dados que é preciso recolher são simples e não exigem conhecimentos especiais, mas apenas saber identificar um milhafre, uma espécie que pode ser observada em todo o lado e se alimenta principalmente de roedores.

Os milhafres, com uma envergadura entre 110 e 130 centímetros, podem ser vistos sozinhos ou em grupo, a voar, a pairar, pousados no solo ou em cima de muros ou postes.

No censo realizado no ano passado estiveram envolvidos 45 voluntários, que avistaram 331 milhafres nas ilhas de S. Miguel, Santa Maria, Terceira, Graciosa, S. Jorge e Pico.

A SPEA espera aumentar este ano o número de voluntários e alargar o censo à ilha do Faial.

Desta forma ficaram cobertas todas as ilhas dos Açores onde há milhafres, já que estas aves não existem nas Flores e no Corvo.
Lusa/AO online
Retirado: http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/214129

Três Baleias -Azuis avistadas no Sul da Ilha do Pico.



Foram avistadas ontem, a sul da ilha do Pico três baleias-azuis, por uma equipa de investigação do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.

A Baleia Azul (Balaenoptera musculus) é o maior animal vivo, possuindo em média 110 toneladas de peso e mais de 20 m de comprimento. Este animal ocorre nos mares de todo o mundo, especialmente em mar alto. é uma Baleia de barbas, alimentam-se exclusivamente de Invertebrados marinhos, especialmente crustáceos como Krill.
As baleias-azuis aproximam-se agora da costa na sequência dos fenômenos de arrojamentos de Krill que se verificam desde inícios de Fevereiro.
No total, estima-se que existam apenas entre 6 mil os 14000 indivíduos, após ter sido intensamente perseguida e caçada, pelo que é considerada uma espécie em perigo de Extinção.
As baleias-azuis deverão permanecer no arquipélago até finais de Abril, sendo progressivamente substituídas pelas baleias-comuns (Baleonoptera physalus) e posteriormente pelos Cachalotes (Physeter macrocephalus)
Informação baseada em Açoriano Oriental Online e Farinha & Correia (2003) "Cetáceos dos Açores - Baleias, Golfinhos e Toninhas".

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Câmara Municipal de Vila do Porto implementou um sistema de recolha de Óleos Alimentares Usados (OAU)


Recolha de Óleos Alimentares Usados (OAU)

Câmara Municipal de Vila do Porto implementou um sistema de recolha de Óleos Alimentares Usados (OAU) no concelho de Vila do Porto, em parceria com o Grupo Bensaúde, cujo objectivo é encaminhar os OAU para reciclagem e produção de Biodiesel, um combustível ecológico e limpo.
A recolha de OAU junto dos grandes produtores comerciais (ex: restaurantes, hotéis, cafés, centro de saúde, escolas e instituições privadas) será totalmente GRATUITA e efectuada pelo Grupo Bensaúde.
No caso dos pequenos produtores (população), poderão
depositar os OAU domésticos, directamente no oleão instalado no centro de recepção da JH Ornelas, de 2ª a 6ª feira das 08:30 às 12:30 e 14h00 às 18:00.
Funcionamento do Sistema Integrado de Recolha de OAU -
Grandes Produtores Comerciais:
Os serviços de recolha de OAU aos grandes produtores
comerciais contemplam as seguintes etapas:
1. Contacto com o Call Center
O produtor contacta o Call Center do Grupo Bensaúde, através da utilização do nº azul – 808 205 500 para iniciar o processo de adesão ao serviço de recolha de OAU.
2. Assinatura do Protocolo e Activação do Sistema
O produtor é visitado por um técnico do Grupo Bensaúde que realiza a apresentação do sistema e caracterização do produtor. Na mesma visita é celebrado o protocolo e atribuído o código de rodutor.
3. Operação de Recolha
Quando for necessária a realização de uma recolha, o produtor contacta o Call Center, através da utilização do nº azul – 808 205 500, identifica-se através da comunicação do seu código de produtor e agenda a recolha do óleo alimentar armazenado; Aquando da recolha, é assegurada a reposição de um novo contentor de recolha de OAU.
Funcionamento do Sistema de Entrega de OAU - Pequenos Produtores:
Antes de se dirigir ao oleão, instalado no centro de recepção da JH Ornelas, deverá respeitar as seguintes regras de deposição dos OAU:
1. O óleo deverá estar livre de impurezas, nomeadamente:
  a)Água;
  a)Sólidos (Ex:comida, papel, outros).
2. Não colocar gorduras sólidas (Ex: banhas, margarinas,
outros);
3. Colocar o óleo alimentar, depois de frio, numa embalagem
de plástico usada (ex: garrafa ou garrafão de água);
4. Dirigir-se às instalações do centro de recepção da JH
Ornelas e despejar o seu conteúdo no oleão. Deverá colocar unicamente óleo
alimentar no oleão;
5. Após despejar o óleo alimentar no oleão deverá garantir
que este fica devidamente fechado;
6. Sempre que possível, reutilize a embalagem de plástico
vazia. Caso contrário, a embalagem deverá ser colocada no ecoponto amarelo.


Informção Retirada do site da CMVP: http://cm-viladoporto.pt/SITE/servicos/residuos.php

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Canil Municipal da Ilha de Santa Maria.

É com enorme agrado que esta Associação constata a edificação do Canil Municipal. Sem dúvida um assunto de grande importância porque o contexto actual era inadmissibilidade em pleno século XXI. Uma obra já proclamada à muito tempo por várias associações.
Embora a associação não conheça o projecto, esperando em breve poder conhece-lo, tento sido solicitado uma reunião para o efeito, estamos convictos que será uma mais-valia para a Ilha de Santa Maria colmatando uma deficiência nessa matéria.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Assembleia Geral

Realizou-se no dia 04-01-2011, pelas 20H00, no Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, sito na Rua Teófilo Braga, n.º 14, Vila do Porto, uma Assembleia Geral Ordinária, conforme convocatória, para a aprovação das contas do ano de 2010.


No mesmo dia e local e pelas 20H35, realizou-se uma Assembleia Geral Extraordinária, conforme convocatória, tendo no ponto um da ordem de trabalho a eleição de novos Órgãos Sócias. Nesse sentido foram eleitos os novos membros para o biénio 2011/2012, ficando assim constituído:

ASSEMBLEIA GERAL

PRESIDENTE: Sócio – Paulo Sérgio Braga Chaves

SECRETÁRIA: Sócia – Elisabete Victória Almeida Pimentel

SECRETÁRIA: Sócia – Ana Rita Pereira Araújo



DIRECÇÃO

PRESIDENTE: Sócia – Joana Pombo Sousa Tavares

SECRETÁRIO: Sócia – Ana Rosa Figueiredo Costa Pinto

TESOUREIRO: Sócia – Zélia da Conceição Falcão Moura



CONCELHO FISCAL

Sócio João Batista

Sócia Márcia Catarina da Costa Santos

Sócia Ana Carolina Braga Chaves

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA


Convoco, nos termos do Artigo 6º, dos estatutos da Associação Centro Jovens Naturalistas, todos os sócios para uma Assembleia Geral Ordinária, a realizar no Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, no dia 04 de Janeiro de 2011, pelas 20H20, com a seguinte ordem de trabalhos:

1º Eleição de Novos Órgãos Sociais;


2º Diversos.

Se há hora marcada para a primeira convocatória não estiverem todos os sócios presentes a Assembleia Geral terá lugar decorridos quinze minutos com o número de sócios presentes.

Vila do Porto, 15 de Dezembro de 2010


O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL


Paulo Sérgio Braga Chaves

Assembleia Geral Ordinária

CONVOCATÓRIA
Convoco, nos termos do Artigo 6º, dos estatutos da Associação Centro Jovens Naturalistas, todos os sócios para uma Assembleia Geral Ordinária, a realizar no Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, no dia 04 de Janeiro de 2011, pelas 19H45, com a seguinte ordem de trabalhos:
1º Aprovação do relatório e contas do ano de 2010;
2º Diversos.
Se há hora marcada para a primeira convocatória não estiverem todos os sócios presentes a Assembleia Geral terá lugar decorridos quinze minutos com o número de sócios presentes.


Vila do Porto, 15 de Dezembro de 2010



O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL