terça-feira, 4 de outubro de 2011

Campanha S.O.S Cagarro 2011 - 20 anos a Salvar CAgarros


Campanha S.O.S Cagarro 2011
20 Anos a Salvar Cagarros!

"Em 2011 celebram-se 20 anos a Salvar Cagarros nos Açores" Foi a 3 de Outubro de 1991 que, em reunião ordinária da Câmara Municipal do Concelho do Corvo, ficou "aprovado por unanimidade apagar a iluminação pública dos caminhos (...) de 13 de Outubro a 10 de Novembro para proteger as pardelas de bico amarelo (...)". Surgiu então a Camaonha SOS Cagarro, criada no âmbito do projecto LIFE Conservação das Comunidades de Aves Marinhas dos Açores(1995-1998), Cujo coordenador foi o Doutor Luís Monteiro (DRAM, 2011)" ( http://siaram.azores.gov.pt/naturalistas/luis-rocha-monteiro/_intro.html).
E assim se iniciou a Campanha, agora da competência da Direcção Regional dos Assuntos do Mar, que todos os anos auxilia cagarros juvenis a inciar a sua migração para o hemisfério Sul.
A presente campanha, que decorre de 1 de Outubro a 15 de Novembro, conta com a colaboração de parceiros, como é o caso do Centro de Jovens Naturalistas, para brigadas nocturnas e resgates de cagarros juvenis, em um acto de cidadania e de conservação ambiental.
Quem já teve a oportunidade de participar nestas acções de conservação da natureza, sabe do sentimos que é partilhado em poder auxiliar esta ave marinha, que se encontra sozinha deste há um mês, qause dois, sem alimentação e sem que lhe tenha sido transmitido o conhecimento de voar, durante o seu primeiro voo.
Para quem ainda não conhece esta espécie e o seu som inconfundível, segue um vídeo, onde é possível distinguir o cagarro macho do cagarro fêmea ! No caso desta espécie o cagarro fêmea possui uma vocalização mais grave e o macho uma vocalização mais aguda.
(este recursos e outros, como toque para o telemóvel, disponível em http://siaram.azores.gov.pt).
O salvamento dos Cagarros é um sentimento único e intransmissível que convidamos a todos a experienciar, com a sua participação em brigadas nocturnas, que anunciaremos aqui no nosso Blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário