sábado, 14 de maio de 2011

Dia Mundial da Aves Migratórias





Hoje, dia 14 de Maio celebra-se o Dia Mundial das Aves Migratórias, em que este ano com a temática de “Mudança no uso da Terra vista da perspectiva de uma ave migratória”.

“Voando milhares de quilómetros todos os anos, as aves migratórias têm uma perspectiva única do planeta”, cruzam os céus e conhecem diversos habitats, interagindo com diferentes populações, quer de outras espécies de aves, quer com populações humanas.

As ave migratórias dependem do solo para a alimentação, descanso e reprodução. A acções antropogénicas, com implicações negativas no solo, como por exemplo o uso intensivo de adubos e a desertificação, têm impacto directo nestas aves. “Enquanto que a sobrevivência humana depende de transformações em áreas naturais, o uso sustentável do terreno é vital de forma a evitar um acrescido impacto nos nossos recursos naturais – solo, água, nutrientes, plantas e animais (incluindo aves migratórias)” World migratory Bird Day.

Vídeo em inglês

.


O Incentivo nas boas práticas agricolas, e na gestão de urbanização, são acções que directamente afectam positivamente as populações de aves migratórias, contribuindo parap o seu sucesso reprodutor e consequenteme nte ao sucesso da espécie.

Em Santa Maria, ponto de passagem e paragem de Aves migratórias, no ano passado (2010), foi registado um acontecimento ornitológico de extrema importância – a nidificação do Borelho-de-coleira-dupla (Charadrius vociferus), espécie americana, sendo esta nidificação a primeira registada na Europa. Este acontecimento colocou o nome de Santa Maria em revistas de renome – Birdwatch . Este registo deve-se a Mr. Alan Vittery, ornitólogo britânico que se fixou em Santa Maria, e que desde cedo constatou características únicas na ilha, e a presença de espécies migratórias nunca dantes registadas para Santa Maria.

A observação de aves é uma das melhores formas de conhecer diversas espécies de aves, nomeadamente as migratórias, e para tal nada melhor do que passeiosna natureza – por exemplo passear em Trilhos da ilha.

Para mais informações sobre trilhos de Santa Maria: http://www.trails-azores.com/index.php?ilha=santamaria



Para a observação, deve munir-se de binóculos, caderno de campo, máquina fotográfica e um guia de campo, como por exemplo o “Observação de Aves nos Açores” de Pedro R. Gerbrand, Edição da Livraria Solmar, à venda na Livraria Solmar.



Com a chegada do Verão, nada melhor que sair para a natureza e conhecer a nossa ilha e os seuss “habitantes”.





















Sem comentários:

Enviar um comentário